Rolou uma emergência? Aprenda como lidar

27 de novembro de 2012 - Por

Fundo reserva emergência urgência dinheiro desespero

quem ama, compartilha!

Para economizar, precisamos sempre ter algum bom motivo em vista: uma casa nova, trocar de carro, fazer aquela viagem dos sonhos, ou simplesmente pensar em futuro sem preocupações. Mas e quando surgem despesas que não podemos evitar e o nosso salário simplesmente não dá conta? É para esses momentos que é importante ter um fundo de reserva.

Tudo bem, a gente sabe que ninguém tem vontade de ficar poupando para aquilo que pode ou não acontecer. No entanto, a verdade é que essas coisas acontecem: vazamentos aparecem, carros quebram, pessoas trocam de emprego, doenças surgem. Para estes momentos, existe a tranquilidade de possuir um fundo de emergência.

Especialistas indicam que o seu fundo deve representar de três a seis meses da sua renda líquida. Com ele, você pode lidar mais facilmente com estes imprevistos que surgem e custam caro, sem assumir dívidas desnecessárias.

Então comece crie um fundo de emergência e comece a depositar dinheiro nele todo mês. Você pode até criar uma transferência automática todo mês para esta conta, para não esquecer. Deixe aquele dinheiro rendendo juros e veja ele crescer, mês a mês. Quando você se der conta, terá um apoio importante para momentos difíceis!

Você está juntando reservas para um fundo de emergência? Já tem um e usou recentemente? Conte aqui a sua experiência!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

voce-sabe-a-diferenca-entre-orcamento-e-planejamento-financeiro

29 de maio de 2020

Orçamento e planejamento financeiro são fundamentais para fazer o controle de gastos, mas possuem uma pequena diferença entre eles. Descubra!

cartao-de-credito-como-ter-controle-de-gastos-e-nao-estourar-o-orcamento

22 de maio de 2020

A praticidade do cartão de crédito pode ser uma vantagem na hora das compras, mas é necessário ter controle para não prejudicar o orçamento. Saiba mais.

como-juntar-dinheiro-mesmo-ganhando-um-salario-minimo

14 de maio de 2020

Acredite: é possível juntar dinheiro, mesmo ganhando um salário mínimo. O segredo é organizar as despesas e guardar um pouquinho todos os meses. Veja como!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas