Rolou uma emergência? Aprenda como lidar

27 de novembro de 2012 - Por

Fundo reserva emergência urgência dinheiro desespero

quem ama, compartilha!

Para economizar, precisamos sempre ter algum bom motivo em vista: uma casa nova, trocar de carro, fazer aquela viagem dos sonhos, ou simplesmente pensar em futuro sem preocupações. Mas e quando surgem despesas que não podemos evitar e o nosso salário simplesmente não dá conta? É para esses momentos que é importante ter um fundo de reserva.

Tudo bem, a gente sabe que ninguém tem vontade de ficar poupando para aquilo que pode ou não acontecer. No entanto, a verdade é que essas coisas acontecem: vazamentos aparecem, carros quebram, pessoas trocam de emprego, doenças surgem. Para estes momentos, existe a tranquilidade de possuir um fundo de emergência.

Especialistas indicam que o seu fundo deve representar de três a seis meses da sua renda líquida. Com ele, você pode lidar mais facilmente com estes imprevistos que surgem e custam caro, sem assumir dívidas desnecessárias.

Então comece crie um fundo de emergência e comece a depositar dinheiro nele todo mês. Você pode até criar uma transferência automática todo mês para esta conta, para não esquecer. Deixe aquele dinheiro rendendo juros e veja ele crescer, mês a mês. Quando você se der conta, terá um apoio importante para momentos difíceis!

Você está juntando reservas para um fundo de emergência? Já tem um e usou recentemente? Conte aqui a sua experiência!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

1_como-organizar-as-financas-apos-a-reducao-da-renda

25 de junho de 2020

Não se cobre tanto, mas procure organizar as finanças para que você consiga ter um pouco de controle da sua vida financeira. Veja como fazer.

planejando-comprar-uma-casa-veja-o-que-considerar

16 de junho de 2020

Comprar uma casa é o sonho de muitos brasileiros, mas antes de embarcar em um financiamento longo é importante avaliar alguns aspectos. Confira!

1_imposto-de-renda-2020-vejas-as-principais-duvidas-sobre-a-declaracao

15 de junho de 2020

Faltam apenas 15 dias para terminar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. Vejas as dúvidas mais comuns na hora de declarar.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas