Saiba como aumentar suas vendas no fim do ano

22 de outubro de 2014 - Por

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Conhece alguém que trabalha no comércio ou tem um estabelecimento? Então trate de dar os parabéns, pode ser que você não saiba, mas hoje é Dia do Comerciário! E já que estamos celebrando este dia e as datas festivas estão chegando, nada mais justo que listar algumas estratégias para aperfeiçoar os resultados do seu negócio, ou seja, aumentar as vendas!

Algumas atitudes são mais simples, outras requerem um certo planejamento e é melhor cuidar disso o quanto antes. O último trimestre do ano costuma ser o mais aquecido para o setor do comércio, tendo vista uma série de fatores. Entre eles, podemos listar o Dia das Crianças, a entrada do 13º salário e as festas de Natal e Ano Novo. Temporada ideal para as vendedoras e comerciantes faturarem um pouco mais!

Preparação de estoque

Já antevendo essas datas e a chegada do Verão, é hora de rever o seu estoque e reforçar aqueles produtos com maior apelo para esta época do ano. Essa preparação normalmente deve ser pensada ao longo do ano todo, pelo menos nos itens que você tem certeza que servirão de “âncora” para suas vendas de fim de ano.

Se neste ano você acha que não preparou seus estoques como deveria/poderia, tenha isso em mente para o ano seguinte: faça um planejamento desde o começo do ano para todas as datas que serão cruciais para o seu segmento. Conseguir estocar, com antecedência, produtos interessantes para a venda na época do Natal é uma forma de proteger-se das altas de preços por parte dos seus fornecedores.

Capricho no atendimento

Mais do que simplesmente atender aos anseios do seu cliente, você precisa ser certeira para oferecer aquilo que ele considere um ótimo presente. Nesta época, as pessoas raramente compram coisas para si, a maioria das vendas são para presentear amigos, parentes, namorados (as). Converse, puxe assunto sutilmente e com naturalidade para entender melhor os objetivos do seu cliente e o perfil de pessoa que ele pretende presentear.

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Preparação da loja

O que você espera nesta época do ano é ter muito movimento em sua loja, não é verdade? Mas ver aquele entra e sai constante de pessoas não necessariamente significa bons resultados. Com o comércio aquecido, as pessoas também ficam mais impacientes com o tumulto, a correria, a oferta dos melhores produtos acabando rapidamente, ou seja, tudo que elas querem é resolver o que precisam com objetividade e receber um bom atendimento, mesmo com toda a muvuca!

Se em meio ao caos a pessoa sente-se mal atendida ou impaciente com a demora para concluir a compra, ela facilmente desiste e vai atrás de algo semelhante na concorrência. Para evitar que isso aconteça, faça um planejamento para otimizar e melhorar a qualidade do atendimento da sua loja neste período. Faça uma avaliação para saber a necessidade de contratação de funcionários temporários. Dependendo do seu contexto, este investimento pode dar retorno em forma de ampliação das vendas e fidelização de clientes, que podem retornar posteriormente se forem bem atendidos.

Atraia os clientes para sua loja

Está na hora de elaborar as estratégias que vão atrair pessoas para sua loja. Estude seu público e avalie a melhor forma de entrar em contato, seja enviando catálogos com as promoções e novidades, ligando para os clientes mais assíduos convidando-os para conhecer as novas coleções, entre outras estratégias. Não esqueça das promoções e de criar uma disposição dos produtos no seu estabelecimento para deixar o ambiente confortável e prático para os clientes.

Está seguindo todos os passos? Então, boas vendas!

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