Saiba o quanto você paga de impostos nos presentes de Dia das Crianças

1 de outubro de 2016 - Por

dia-das-criancas-presentes-impostos

quem ama, compartilha!

O Dia das Crianças pode ser considerado o dia oficial do “Mamãe, eu quero!”. Afinal, é quando a criançada aproveita para colocar todos seus desejos para fora. No entanto, os presentes não estão nada baratos – e boa parte do problema se deve à alta carga tributária embutida nos preços. Pasme: os tributos podem ultrapassar 72% do preço dos produtos!

Anualmente, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) faz um levantamento para mapear o peso dos impostos nos presentes de Dia das Crianças. Neste ano, os campeões são videogames (72,18%), tênis importados (58,59%) e tablets importados (47,59%). Sim, os favoritos dos pequenos são justamente aqueles que têm a carga tributária mais alta. “Isso acontece graças ao chamado ‘princípio da seletividade’, que reserva tributos maiores a itens considerados supérfluos e menores a itens considerados essenciais”, explica João Eloi Olenike, presidente executivo do IBPT.

A situação piora se considerarmos que produtos importados também estão sujeitos a impostos de importação – como é o caso de videogames e jogos. Até mesmo quem optar por levar as crianças ao cinema terá que encarar um ingresso com alíquota de 30,25% (veja a tabela completa de impostos ao final da matéria).

dia-das-criancas-presentes-impostos

Escapando do prejuízo

Não há muito para onde correr, afinal, além dos impostos, a alta de preços afetou todos os setores. Por isso, a grande dica de Olenike é não ter preguiça de pesquisar. “Não é a tributação que deve definir o presente que os adultos irão comprar, visto que todos produtos têm tributação. É mais indicado procurar itens com bom custo-benefício, menor preço e maior qualidade”, indica. Outra opção é dar livros: por serem considerados itens essenciais, eles possuem carga tributária de 15,52% e, de quebra, oferecem um mundo de conhecimento e diversão aos pequenos.

O IBPT preparou uma tabela com a carga tributária dos presentes mais procurados no Dia das Crianças e nós do Finanças Femininas separamos alguns itens. Preste atenção e escolha sabiamente o que dará para a garotada.

[table id=15 /]

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

greve-dos-caminhoneiros-preco-gasolina-combustivel-01

4 de junho de 2018

Isentar o diesel para cessar a greve dos caminhoneiros não fará o preço da gasolina e de outros combustíveis cair. Saiba qual é a real solução.

livros-infantis-feministas-dia-das-criancas

7 de outubro de 2017

Além de empoderar, esses livros infantis feministas ensinam respeito e tolerância. Conheça alguns títulos perfeitos para presentear neste Dia das Crianças!

viajar-barato-impostos

6 de setembro de 2017

Você sabia que 61,95% do preço da gasolina é imposto – e isso afeta até o preço da passagem? Um estudo calculou como os impostos pesam na viagem para você se programar e conseguir viajar barato, apesar disso. Confira!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas