Saiba tudo que os chefes odeiam!

14 de maio de 2019 - Por

carreira-o-que-os-chefes-odeiam 01

quem ama, compartilha!

A relação entre a chefe e a funcionária é delicada, mas tem algumas coisas específicas nessa relação que incomodam pra valer. O segredo é não levar para o pessoal, afinal, vocês não precisam ser amiguinhas. Seja profissional e desenvolva um bom papel – seja como funcionário ou como chefe. Você não é paga para ser a mais popular do escritório – estamos todas fazendo o nosso trabalho! Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo ILM (Institute of Leadership & Management) com gestores do mundo inteiro, veja quais são as 10 atitudes que mais irritam no ambiente de trabalho. Confira.

10 hábitos que os chefes odeiam e podem até custar seu emprego

1- Chegar atrasada nas reuniões

Se você é funcionária: É muito feio errar no horário, principalmente quando há um compromisso. Organize-se melhor e passe a cumprir os horários. Não tem nada pior do que deixar todos os chefes esperando você para a reunião começar!

Se você é a chefe: Na hora, seja paciente. É muito feio ficar falando mal da sua funcionária na frente de todos. Depois, quando estiver a sós com ela, diga que aquilo não pode acontecer mais e que ela precisa respeitar os horários combinados.

2- Deixar objetos sujos no escritório

Funcionária: Que falta de educação. Usou, limpou e guardou. Sem desculpa e preguiça!

Chefe: Nas primeiras vezes, coloque um aviso. Se ficar grave, faça uma reunião com a equipe e mostre o que está acontecendo claramente. Limpeza no escritório é fundamental para ter um ambiente saudável e organizado.

3- Fofoca

Funcionária: Fuja das rodinhas e desses assuntos. Você nunca sabe seu o dia amanhã na empresa. Aquela pessoa que fala mal hoje, amanhã pode ser sua chefe. Se você é a vítima da fofoca, procure saber de onde está vindo e converse com a pessoa responsável de forma clara e corajosa. Se não estiver no olho do furacão, não se envolva.

Chefe: Procure descobrir a fonte da fofoca e corte o assunto na hora. Se a situação fugir do controle, você pode ter que separar a equipe – portanto, deixe isso claro para todos.

carreira-o-que-os-chefes-odeiam 02

4- Falar sobre assuntos confidenciais da empresa

Funcionária: Respeite as regras impostas pela empresa, afinal regras, leis e acordos são feitos para serem respeitados. Se você soltar alguma informação confidencial para terceiros, isso pode dar até cadeia!

Chefe: Ao ouvir uma funcionária comentando de um assunto que não é da sua alçada, converse imediatamente a pessoa. Mude de assunto em público e, quando estiver a sós com ela, chame a atenção e explique novamente a necessidade de manter a informação em sigilo.

5- Mandar um email para quem senta ao seu lado

Funcionária: pare de preguiça e vá até a pessoa para tratar do assunto. Só use o e-mail quando for necessário e for precisar deixar algo comprovado por escrito.

Chefe: Você serve de exemplo para a sua equipe. Pare com o sedentarismo (e preguiça) e estimule o relacionamento entre as pessoas do escritório.

6- Deixar o celular para tocar alto

Funcionária e chefe: O toque atrapalha e desconcentra – é um desrespeito para quem está ao seu lado. Quando estiver dentro do escritório deixe, o toque no vibra ou silencioso. Já em reuniões e eventos mais fechados, desligue o aparelho para não fazer feio.

7- Parar o trabalho para fumar

Funcionária: Policie-se. Principalmente se a área de fumantes for muito longe, controle a vontade e só vá quando for extremamente necessário.

Chefe: Além de interromper o seu trabalho, fica cheirando o cigarro. Tente se controlar também e depois de fumar, chupe uma balinha para disfarçar o cheiro.

8- Ir trabalhar doente, quando precisa ficar em casa

Funcionária e chefe: Por mais que acredite, você não é imbatível. Sempre que receber orientação médica tem que respeitar. Lembre que um problema mal cuidado pode piorar e agravar sua doença. Fique tranquila, recupere-se e volte com a carga toda!

9- Levar os filhos para o trabalho

Funcionária: Pergunte para sua superior se pode levar o seu filho para o escritório antes de aparecer com ele por lá. Se for autorizada, crie uma rotina para que a criança fique ocupada o tempo que permanecer ali para não atrapalhar o trabalho de todos.

Chefe: Jamais chame atenção de sua funcionária na frente do filho. Isso é muito deselegante. Se estiver atrapalhando muito, indique para sua funcionária ir para casa. No dia seguinte tenha uma conversa e seja clara com as regras da empresa.

10- Falar jargões

Funcionária: Pensar diferente é um grande desafio para uma boa profissional. Repetir frases de efeito não causa nenhum efeito. Preste atenção no que fala e, sempre que conseguir, mude a sua forma de pensar. Funciona como uma reciclagem pessoal!

Chefe: Seja diferente e ofereça um tratamento alternativo para sua equipe. Repetir sempre a mesma coisa é uma piada para grandes líderes. Crie e fale o que precisa de maneira única e pessoal.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

conselhos-profissoes-carreira-masculina-machismo

2 de julho de 2019

Para lidar com o machismo em carreiras “masculinas”, uma das dicas é reprogramar o cérebro. Veja esse e mais conselhos baseados em pesquisas.

como-aliviar-estresse-exercicios 01

17 de junho de 2019

Você não precisa de grandes gesto para relaxar no trabalho. Esses exercícios ajudam a aliviar o estresse e podem ser feitos sem atrapalhar sua rotina. Aprenda!

profissionais-liberais

27 de maio de 2019

Se você é profissional liberal ou autônoma, precisa ter um bom planejamento financeiro, capital de giro e uma reserva para o futuro. Veja como.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas