Sonhos X Consciência Financeira

16 de maio de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

Percebemos pelos comentários de nossas leitoras que a maioria tem a mesma dificuldade: como concretizar seus sonhos. De fato, todo mundo tem algum objetivo de vida, mas nem sempre conseguimos realizar todas nossas vontades. No meio do caminho, sempre encontramos alguma desculpa e deixamos tudo isso de lado para atender a um impulso. Isso é errado, porque são nossos sonhos que nos motivam a conquistar sempre mais.

Não tem segredo, para realizar tem que ter persistência e clareza para podermos priorizar. Só que falar é fácil, difícil mesmo é conseguir… Ter a consciência de que o caminho é longo e cheio de obstáculos já é um grande passo. Só que uma coisa é fato: quando conseguimos o que desejamos, a recompensa é muito melhor. Isso não é difícil, basta ter determinação. Aprenda o que fazer para seus sonhos se tornarem realidade:

Identificar é o primeiro passo para seguir em frente. Faça perguntas para si mesma e entenda quais são as suas vontades e objetivos de vida. O que você quer fazer antes de morrer? Em quanto tempo pretende realizar tudo? Lembre-se que tudo é possível, basta acreditar nos sonhos e não desistir nunca! Não dá para ter tudo, mas a gente consegue escolher os nossos sonhos mais importantes e ir atrás deles.

Por mais clichê que isso pareça, tendo um norte e conhecendo a sua realidade, as coisas ficam mais fáceis. Coloque os pés nos chão e acredite no seu potencial. Todo mundo é capaz de tudo, é só querer. Quando for sonhar, pense naquilo realizado e materializado. Por exemplo, tem vontade de ter um negócio próprio? Mentalize você trabalhando naquilo e superando os desafios. Ficará mais próximo!

Se mesmo assim tiver dificuldade, coloque no papel. Faça como fazia quando criança – desenhe, escreva relatórios e “brinque” de escritório. Quando perceber, as coisas estão se realizando muito mais rápido do que imagina. Se tudo for levado com tranquilidade e leveza, é mais gostoso.

Assim como as vendedoras que trabalham com metas, estipule algumas para a sua vida. Fazer isso será necessário para manter a responsabilidade e seriedade. Agora mais do que nunca, você vai precisar ter consciência dos seus atos. Faça um orçamento direitinho, assim consegue ter noção para onde seu dinheiro está indo e passa a separar uma parte para o seu futuro. Afinal, precisa mesmo comprar tudo que quer?

O consumo nos leva à loucura e, se não tomarmos cuidado, nosso salário só servirá para pagar contas. Qual o prazer nisso? O sentimento de satisfação dura bem pouco e termina num piscar de olhos. Quanto antes mudar de atitude, melhor será para seu futuro e para realizar suas metas. Priorize seus sonhos!

As coisas só vão ficar mais gostosas se souber esperar e tiver persistência para atingir suas vontades. Todo consultor financeiro indica anotar os gastos e traçar sonhos a curto, médio e longo prazo. Mas fica a dúvida – quanto tempo diferencia uns dos outros? Divida os sonhos da seguinte forma – o curto, em até 1 ano; o médio, em até 5 anos e o longo em 10 anos. Assim fica mais fácil de dividir suas vontades.

Com todos os sonhos no papel e tempo estipulado, é mais fácil bolar uma estratégia para realizá-los. Contabilize quanto cada um vai custar e o que precisa fazer para fazer este dinheiro render. Invista naquilo que pode trazer um bom retorno financeiro. Para isso estude, esteja atualizada e mantenha o foco.

Ficou alguma dúvida? Conte-nos sobre seus sonhos.  

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

9 de julho de 2019

Você até promete que vai guardar dinheiro este mês, mas acaba gastando tudo? Segundo uma pesquisa, esse hábito pode ser o culpado. Descubra qual é.

desperdicio_casa

4 de julho de 2019

Pequenos hábitos de desperdício podem fazer uma grande diferença no orçamento doméstico. Confira se você gasta dinheiro em casa sem notar.

como-mudar-de-vida-juntar-dinheiro-50-reais

1 de julho de 2019

É possível mudar de vida DE VERDADE juntando apenas R$ 50 por mês se você investir corretamente. Carol Sandler mostra como é fácil, confira!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas