Tenho medo de negociar, o que devo fazer?

Tenho medo de negociar, o que devo fazer?

Negociar faz parte do dia a dia profissional, seja você empreendedora, uma profissional assalariada ou autônoma. A negociação é uma ferramenta fundamental para conseguir contatos profissionais, conquistar clientes e até mesmo galgar um salário melhor. Por isso, você precisa deixar o medo de negociar de lado. Algumas técnicas de negociação podem ajudar, mas o mais importante é que você entenda de onde vem todo esse receio.

A seguir, listamos alguns dos principais medos que surgem na cabeça quando é preciso negociar e mostramos como você pode superá-los. Confira!

Medo de negociar 1: “Não tenho experiência”

Pense em grandes fatos históricos. Anita Garibaldi não tinha nenhuma experiência em guerra antes de tomar parte na Revolução Farroupilha. Precisou ter coragem de entrar na primeira batalha para seguir a vida de revolucionária. Margaret Thatcher também nunca havia sido primeira-ministra do Reino Unido, aliás, antes dela, nenhuma outra mulher havia sido. Pois bem, precisou alcançar o posto e criar a experiência!

Tudo na vida, desde as coisas mais simples até a mais complexas, precisa de um primeiro passo. Você não poderá ter experiência em negociação se não começar a negociar! Encare seus fantasmas, deixe seus medos de lado e tenha firmeza para batalhar por uma boa negociação.

medo-de-negociar-tecnicas-de-negociacao-02

Medo de negociar 2: “Tenho dificuldades para dialogar”

Bom, se este for o seu caso, o primeiro passo já foi dado: você identificou um problema. Desistir diante dele não ajudará sua empresa a prosperar, então a sua única opção é tomar uma atitude diante disso.

Se achar necessário, procure um especialista para lhe ajudar a superar este problema. Um treinamento com um bom coach pode lhe ajudar a melhorar suas habilidades com a fala.

Se o seu estresse para lidar com uma situação deste tipo for forte a ponto de você passar mal, é hora de superar este problema com a ajuda de um psicólogo.

Reconhecer uma dificuldade é o primeiro passo para deixá-la para trás. Não somos seres imutáveis, incapazes de transformações. Muito pelo contrário, então se você deseja evoluir e superar suas limitações, seja determinada e reverta este quadro.

Medo de negociar 3: “Me perco com números”

Quem está disposta a tornar-se empresária não pode ter medo de lidar com números. Afinal, sem uma boa leitura da sua receita, como você poderá prosperar?

E assim como desde o início você buscou informações para fundar o seu negócio, sua tarefa agora é buscar conhecimento financeiro para ter uma boa leitura na hora da negociação. Não se cobre excessivamente com o pensamento de que tem que dar conta de tudo sozinha. Vá com calma e conte com ajuda de pessoas de confiança. Por exemplo, se a administração do seu negócio está a cargo de outra pessoa, conte com ela nas negociações para que possa tomar opinião, enxergar as propostas de uma forma mais ampla.

Se você sentir-se insegura diante de uma proposta de negócio, certamente não irá concluí-lo em meio a dúvidas, portanto mantenha a tranquilidade. Se a situação lhe parecer duvidosa, encerre a reunião sem concluir a negociação e agende um novo encontro para anunciar sua decisão, assim você ganha tempo para estudar tudo com calma.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Você gostou desse conteúdo?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close