Ter marido aumenta as horas de trabalho doméstico para as mulheres

25 de fevereiro de 2016 - Por

igualdade_genero

quem ama, compartilha!

Enquanto os maridos passam o dia trabalhando para colocar “o pão de cada dia” na mesa e bancar as despesas da casa, as esposas ficam encarregadas de realizar todas as tarefas domésticas. Esta descrição parece ser de uma época muito distante, quando as mulheres não podiam votar, dirigir, trabalhar e ter outros direitos que foram conquistados por movimentos feministas, não é mesmo?

Mas, infelizmente, este é um cenário ainda recente. Segundo um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, as mulheres trabalham sete horas a mais que os homens, por semana, em afazeres domésticos. Isso significa que os homens casados têm, por dia, uma hora livre das tarefas domésticas.

Pode parecer que a situação está ficando mais justa com o passar dos anos, considerando que em 1976 as mulheres tinham, em média, 26 horas de trabalho doméstico por semana, enquanto os homens tinham somente seis. No entanto, atualmente, aquelas que têm três filhos ou mais chegam a trabalhar em casa por até 28 horas, confirmando que a responsabilidade de cuidar da casa e da família ainda é atribuída ao sexo feminino.

igualdade_genero

Para os pesquisadores da Universidade, a sociedade conduz as mulheres a assumirem sozinhas tais responsabilidades, um padrão que não mudou, mesmo com a participação do gênero no mercado de trabalho. Ou seja: elas trabalham fora, ganham salários e contribuem com a renda da família, mas ainda assim têm um volume de trabalho doméstico semelhante ao de 40 anos atrás.

A análise foi feita a partir de dados sobre dinâmica da renda familiar, coletados pela Universidade desde 1968, em comparação com entrevistas atuais de homens e mulheres sobre como se dedicam aos lares.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Fotos: Shutterstock

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

informacao-jovem-mulher

1 de abril de 2016

Carol Ruhman recebe Letícia Bahia, psicóloga da revista online AzMina, que fala sobre o trabalho de empoderamento com mulheres jovens.

plano-de-menina

1 de março de 2016

Carolina Ruhman Sandler faz parte de um banco de talentos que levará debates e workshops para meninas de 14 a 18 anos.

Girls-HBO

20 de fevereiro de 2016

Que tal um aquecimento antes de começar a quinta temporada?

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas