Tradutor de feedback: descubra o que seu chefe quer dizer

3 de março de 2018 - Por

tradutor-feedback-chefia-02

quem ama, compartilha!

Se você já saiu de uma reunião de feedback com mais dúvidas do que respostas, você não está sozinha. Apesar de a transparência ser uma qualidade desejável para as chefias, alguns jargões corporativos acabam sendo mais usados do que o bom e velho papo reto – até mesmo porque eles soam menos agressivos e mais construtivos.

Por isso, deciframos os recados nas entrelinhas para você evoluir como profissional e não fazer aquela cara de quem não entendeu nada. Confira!

A chefia diz: “você precisa de mais espírito empreendedor”

O que quer dizer: você precisa ser mais ousada e inovadora.

Resolva: leve mais ideias e soluções para a empresa. Essa qualidade é especialmente exaltada em companhias pequenas.

A chefia diz: “você é muito emocional”

O que quer dizer: provavelmente, você levanta o tom de voz e gesticula demais quando debate ideias, o que pode significar que não está no controle da situação.

Resolva: faça mais contato visual e use apenas uma das mãos para reforçar seus pontos. Isso fará com que você soe mais racional.

tradutor-feedback-chefia-01

A chefia diz: “seja mais assertiva”

O que quer dizer: você precisa ser mais firme. Talvez sua voz seja mais suave e baixa ou você troca os pontos finais por interrogações em suas frases – o que denota insegurança na fala.

Resolva: geralmente, a falta de firmeza tem como origem a insegurança. Por isso, a mudança começa dentro de você, acreditando mais em suas ideias e reconhecendo a profissional incrível que você é. Para ser mais assertiva, mas sem soar fora de controle, você pode firmar seu tom de voz, sem elevá-lo, e não tenha medo de defender suas ideias.

A chefia diz: “descontraída demais”

O que quer dizer: seu guarda-roupa não deve ser o mais profissional de todos, ou você está tão familiarizada com seus colegas de trabalho que os relacionamentos se tornaram pessoais demais. Também pode significar que você não está levando o trabalho a sério.

Resolva: vista roupas adequadas para seu ambiente de trabalho e cargo exercido, diminua as brincadeiras e fique ligada no que lhe é pedido.

A chefia diz: “seja mais proativa”

O que quer dizer: o clássico dos jargões corporativos indica que você precisa tomar mais iniciativas por conta própria.

Resolva: antes de procurar a chefia com problemas, teste soluções e leve os resultados das experimentações para ela. Para ser ainda mais eficiente, busque as soluções antes mesmo de os problemas aparecerem, se antecipando a eles.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

sinais-de-que-voce-pode-ser-demitida-em-breve

15 de fevereiro de 2019

Todos estão sujeitos a serem demitidos. Mas como saber se o seu emprego está na reta? O primeiro sinal de demissão é são os feedbacks ruins. Veja outros.

perfeccionismo-no-trabalho-perfeccoinista-carreira 01

16 de janeiro de 2019

ATENÇÃO: o perfeccionismo pode estar atrapalhando sua carreira. Veja dicas práticas para deixar de ser tão perfeccionista e decolar no trabalho!

sucesso-profissional-startup-largar-harvard

14 de janeiro de 2019

Já pensou passar na Harvard com tudo pago, desistir e, por isso, alcançar sucesso profissional? Veja como essa decisão fez ela chegar à diretoria de uma startup.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas