Tradutor de feedback: descubra o que seu chefe quer dizer

3 de março de 2018 - Por

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Se você já saiu de uma reunião de feedback com mais dúvidas do que respostas, você não está sozinha. Apesar de a transparência ser uma qualidade desejável para as chefias, alguns jargões corporativos acabam sendo mais usados do que o bom e velho papo reto – até mesmo porque eles soam menos agressivos e mais construtivos.

Por isso, deciframos os recados nas entrelinhas para você evoluir como profissional e não fazer aquela cara de quem não entendeu nada. Confira!

A chefia diz: “você precisa de mais espírito empreendedor”

O que quer dizer: você precisa ser mais ousada e inovadora.

Resolva: leve mais ideias e soluções para a empresa. Essa qualidade é especialmente exaltada em companhias pequenas.

A chefia diz: “você é muito emocional”

O que quer dizer: provavelmente, você levanta o tom de voz e gesticula demais quando debate ideias, o que pode significar que não está no controle da situação.

Resolva: faça mais contato visual e use apenas uma das mãos para reforçar seus pontos. Isso fará com que você soe mais racional.

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A chefia diz: “seja mais assertiva”

O que quer dizer: você precisa ser mais firme. Talvez sua voz seja mais suave e baixa ou você troca os pontos finais por interrogações em suas frases – o que denota insegurança na fala.

Resolva: geralmente, a falta de firmeza tem como origem a insegurança. Por isso, a mudança começa dentro de você, acreditando mais em suas ideias e reconhecendo a profissional incrível que você é. Para ser mais assertiva, mas sem soar fora de controle, você pode firmar seu tom de voz, sem elevá-lo, e não tenha medo de defender suas ideias.

A chefia diz: “descontraída demais”

O que quer dizer: seu guarda-roupa não deve ser o mais profissional de todos, ou você está tão familiarizada com seus colegas de trabalho que os relacionamentos se tornaram pessoais demais. Também pode significar que você não está levando o trabalho a sério.

Resolva: vista roupas adequadas para seu ambiente de trabalho e cargo exercido, diminua as brincadeiras e fique ligada no que lhe é pedido.

A chefia diz: “seja mais proativa”

O que quer dizer: o clássico dos jargões corporativos indica que você precisa tomar mais iniciativas por conta própria.

Resolva: antes de procurar a chefia com problemas, teste soluções e leve os resultados das experimentações para ela. Para ser ainda mais eficiente, busque as soluções antes mesmo de os problemas aparecerem, se antecipando a eles.

Fotos: Fotolia

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Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

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