Um dia sem carne. Adote essa ideia

12 de junho de 2014 - Por

um dia sem carne - receita de torta de ricota e abobrinha

quem ama, compartilha!

O blog Hora da Comida esta semana traz uma ótima ideia para quem quer fazer uma refeição leve e ainda participar de uma iniciativa super bacana! 

Hora da Comida apoia a Campanha Segunda Sem Carne que propõe não consumir nenhum tipo de animal neste dia da semana – seja carne bovina, de porco, frango ou peixe. No Reino Unido, a campanha é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney. Desde 2009, São Paulo lançou a campanha que é adotada por muitas cidades ao redor do mundo.  A ideia é conscientizar sobre o impacto que o uso de carne para a alimentação tem sobre o meio ambiente, os animais e também sobre a saúde das pessoas. E também, por que não, sobre o bolso das pessoas.

Como no fim de semana, os brasileiros amam um churrasco e, consequentemente, extrapolam no consumo de carne, a iniciativa vem ganhando adeptos por aqui. O site da campanha informa que pesquisas mostram que os restaurantes vegetarianos recebem mais clientes justamente às segundas-feiras.

Para estimular quem quer entrar nessa, Hora da Comida publica uma saborosa receita de torta de abobrinha com ricota (receita abaixo). Além de ficar em sintonia com essa campanha mais do que justa, você começa a semana com um jantar light – tanto para a forma como para os gastos. Afinal, uma abobrinha custa apenas alguns centavos.  A despesa maior fica com o pacotinho de ricota, mas como a torta usa apenas 150 gramas, você ainda terá ingrediente para fazer lanchinhos ao longo da semana.

É uma ótima ideia, certo?

Torta de abobrinha com ricota

Ingredientes

Para a massa

1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
8 colheres de sopa de manteiga gelada cortada em cubinhos
3 colheres de sopa de água (ou mais se for necessário)
1 colher de chá de açúcar
sal a gosto

Para o recheio

150 g de ricota fresca
1 abobrinha cortada em rodelas finas
1/3 xícara de queijo parmesão ralado
1 dente de alho
folhas de manjericão
raspas de limão
azeite
orégano
sal e pimenta a gosto

Preparo

Para a massa

Misture farinha, açúcar e sal. Adicione a manteiga e misture até obter uma farofa. Acrescente a água até atingir o ponto de massa. Se necessário, use mais água. Forre o fundo de uma assadeira com essa massa.

Para o recheio

Misture um pouco de azeite, sal, orégano e pimenta à ricota. Reserve.
Doure o alho em azeite numa frigideira grande ou wook. Acrescente a abobrinha.
Tempere com sal e pimenta. Desligue e acrescente folhinhas de manjericão e as raspas de limão.

Montagem

Coloque a ricota sobre a massa. Acrescente a abobrinha. Polvilhe com queijo.
Asse em forno médio por cerca de 30-40 minutos até a abobrinha dourar.

 

Siga o Hora da Comida no Twitter e no Facebook.

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Rita Tavares
Rita Tavares
Hora da comida

Leia em seguida

por-que-as-mulheres-sofrem-mais-com-depressao-e-ansiedade

19 de setembro de 2019

Nos últimos anos, os transtornos mentais ganharam mais atenção, especialmente, a depressão e ansiedade, que tem afetado cada vez mais pessoas. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo são acometidas pela depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, 5,8% das pessoas sofrem com a doença, que representa 11,5 milhões de […]

com-a-selic-a-5-5-investimentos-em-renda-fixa-ainda-valem-a-pena

A taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, caiu 0,5 ponto percentual e alcançou o patamar de 5,5% ao ano. Foi o segundo corte consecutivo de 2019, efetuado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). O anúncio aconteceu nesta quarta (18) e confirmou a expectativa da maioria dos especialistas do […]

apps-de-periodo-menstrual-compartilham-dados-com-facebook

11 de setembro de 2019

A ONG britânica Privacy International, que investiga e monitora a privacidade de dados na internet revelou que os aplicativos de período menstrual estão compartilhando dados sobre a saúde, vida sexual e o humor de milhares de mulheres com o Facebook. Em reportagem publicada na última segunda (9) pelo BuzzFeed News, aplicativos como Maya e Period […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas