Vale a pena ter cartão de crédito internacional?

7 de outubro de 2014 - Por

quem ama, compartilha!

A gente sempre fala sobre os cuidados com o uso do cartão de crédito, afinal, se for mal utilizado ele pode tornar-se uma porta para uma dívida super cara. Na hora de pedir o seu, você fica na dúvida entre o nacional e o cartão internacional. Com o primeiro, você pode fazer compras e realizar pagamentos em território nacional, enquanto o segundo lhe permite fazer as mesmas operações no exterior ou em sites de compras estrangeiros.

A amplitude maior do cartão de crédito internacional pode te seduzir, mas obviamente os benefícios têm um preço: as taxas e anuidades destes cartões costumam ser mais caras. Sendo assim, só vale a pena adquirir um internacional se você realmente precisar dele em seu cotidiano.

Se você planeja viajar ao exterior, mas não faz isso com frequência, talvez o cartão pré-pago seja uma opção mais viável, ainda que você tenha que arcar com os mesmos 6,38% de IOF (Imposto sobre Operação Financeira) na hora de fazer suas compras. O pré-pago pode ser mais vantajoso porque você não arca com anuidade e pode controlar os gastos mais de perto, já que só pode comprar até o valor que tem em carga.

quando_ter_cartao_internacional

Além disso, existe um risco adicional quando você compra em outra moeda usando o seu cartão de crédito: a cotação válida para a conversão em real é aquela do dia do fechamento da sua fatura. Ou seja, se a moeda subir em relação ao dia que você comprou, o valor que você de fato pagará será maior. Se a moeda estrangeira cair, melhor para você. O mesmo vale para as compras em sites de fora do Brasil.

Considerando essas variáveis, o cartão internacional vale mais a pena para quem tem o hábito de viajar muito ou de comprar em sites internacionais com frequência. Se não for o seu caso, você vai acabar pagando a mais por um serviço que é desnecessário para sua vida.

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

dinheiro-com-amigas

18 de julho de 2019

Nós, mulheres, ainda temos dificuldade de conversar sobre dinheiro com amigos. Porém, falar em voz alta sobre o que deseja pode te ajudar a determinar se eles são uma boa ideia ou não.

10 de julho de 2019

Tente ao máximo não se enrolar pegando dinheiro emprestado, mas se não tiver jeito aprenda como proceder.

9 de julho de 2019

Você até promete que vai guardar dinheiro este mês, mas acaba gastando tudo? Segundo uma pesquisa, esse hábito pode ser o culpado. Descubra qual é.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas