Vale a pena ter cartão de crédito internacional?

7 de outubro de 2014 - Por

quem ama, compartilha!

A gente sempre fala sobre os cuidados com o uso do cartão de crédito, afinal, se for mal utilizado ele pode tornar-se uma porta para uma dívida super cara. Na hora de pedir o seu, você fica na dúvida entre o nacional e o cartão internacional. Com o primeiro, você pode fazer compras e realizar pagamentos em território nacional, enquanto o segundo lhe permite fazer as mesmas operações no exterior ou em sites de compras estrangeiros.

A amplitude maior do cartão de crédito internacional pode te seduzir, mas obviamente os benefícios têm um preço: as taxas e anuidades destes cartões costumam ser mais caras. Sendo assim, só vale a pena adquirir um internacional se você realmente precisar dele em seu cotidiano.

Se você planeja viajar ao exterior, mas não faz isso com frequência, talvez o cartão pré-pago seja uma opção mais viável, ainda que você tenha que arcar com os mesmos 6,38% de IOF (Imposto sobre Operação Financeira) na hora de fazer suas compras. O pré-pago pode ser mais vantajoso porque você não arca com anuidade e pode controlar os gastos mais de perto, já que só pode comprar até o valor que tem em carga.

quando_ter_cartao_internacional

Além disso, existe um risco adicional quando você compra em outra moeda usando o seu cartão de crédito: a cotação válida para a conversão em real é aquela do dia do fechamento da sua fatura. Ou seja, se a moeda subir em relação ao dia que você comprou, o valor que você de fato pagará será maior. Se a moeda estrangeira cair, melhor para você. O mesmo vale para as compras em sites de fora do Brasil.

Considerando essas variáveis, o cartão internacional vale mais a pena para quem tem o hábito de viajar muito ou de comprar em sites internacionais com frequência. Se não for o seu caso, você vai acabar pagando a mais por um serviço que é desnecessário para sua vida.

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

educacao-financeira-pais-de-primeira-viagem 01

19 de fevereiro de 2019

Dar exemplo é apenas a primeira dica para pais de primeira viagem ensinar educação financeira para crianças. Carol Sandler ensina aqui outros segredos fáceis de aplicar!

despesas-variaveis-orcamento

18 de fevereiro de 2019

Conta de luz e supermercado são chamados custos variáveis, que mudam todo mês. Como separar grana pra eles no orçamento? O segredo é anotar tudo. Entenda!

quem-manda-voce-ou-seu-dinheiro 01

14 de fevereiro de 2019

Você faz o que quer com seu dinheiro ou ele que te impõe limites? Dá para arrumar as finanças mesmo com dívidas. Veja como não deixar sua grana te controlar!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas