“Oi gente, sou leitora do Finanças Femininas e tenho uma dúvida: vale a pena ter casa na praia? Tenho filhos pequenos e sinto falta de poder oferecer um pouquinho de natureza para eles. No mês de julho os valores dos imóveis no litoral costumam ser mais baratos. Antes de decidir, gostaria de pedir a opinião de vocês. E aí, o que acham?”, perguntou Liliana, de 39 anos.
Que delicada a sua situação, Liliana. Ficamos orgulhosas em poder participar de uma decisão tão especial assim! Pensamos em algumas perguntas para você fazer antes de fechar o negócio. Lembre-se que é bom fazer uma boa pesquisa e conhecer o imóvel antes de comprar. Então, preste atenção:
Qual é o seu sonho?
Comprar um segundo imóvel não é tarefa fácil de se fazer, portanto antes de comprar pense bem. Tenha certeza do que quer e de quanto vai de fato aproveitar. Além de você, a sua família tem papel importante na escolha. Não adianta nada só você querer, se todos não gostarem do lugar.
Ter um imóvel ou ficar numa pousada?
Segundo um estudo que o professor de finanças da FGV Carlos Alberto Di Agustini fez para Uol Notícias, compensa ter uma casa, desde que você vá 180 dias do ano. Isso é igual a todos os finais de semana do ano somados com períodos de férias. Quantas vezes por ano você tem disponível para viajar? Qual é o seu pique para encarar estrada e fazer as malas todos os finais de semana. Dependendo da sua resposta pode ser que não compense fazer este investimento. Tem que querer muito!
Sabe qual é a situação climática do local?
O lugar pode ser muito bonito e seja seu amor na terra, mas lembre-se que o clima está mudando e pode prejudicar o seu imóvel. O ideal é que antes de comprar, você saiba a história, as previsões para o lugar e como se comporta quando está por ali. Além disso, confirme se ali há problemas com o solo ou até riscos de acontecer desastres naturais.
Qual é a distância do novo imóvel e de sua residência?
Vamos supor: você adora frequentar as praias no Nordeste do Brasil. Descobriu um apartamento lindo e está pensando em comprar. Mas espera aí: você tem dinheiro para ir e voltar sempre do lugar? Então, o ideal é que você tenha certa proximidade de casa ou então dinheiro para bancar a ida e a volta.
Já fez a avaliação do imóvel na praia?
Dependendo das condições do apartamento ou da casa, não vale nem a pena fechar o negócio. Antes de tudo, coloque no papel quanto gastará. Liste a parcela que pagará, o valor do condomínio, quanto custa a mobília… tudo! Só assim você vai conseguir avaliar se o novo imóvel vale a pena.
Outra coisa absolutamente necessária é pesquisar muito. Veja outras casas, condomínios, praias e compare os preços. Se já escolheu a casa dos seus sonhos, veja quanto custam os imóveis dos vizinhos e por quanto os negócios locais andam sendo fechados. Faça uma boa inspeção na casa e inclua no preço final a manutenção – ter casa na praia dá trabalho!
Na hora que se sentir segura, aí sim! Vá em frente e feche negócio!
Já comprou um imóvel na praia ou ainda vai comprar?
14 de fevereiro de 2019
Você faz o que quer com seu dinheiro ou ele que te impõe limites? Dá para arrumar as finanças mesmo com dívidas. Veja como não deixar sua grana te controlar!
8 de fevereiro de 2019
Para o adolescente, consumir é pertencer ao grupo e por isso eles podem ser tão consumistas. Descubra aqui como melhorar a relação dos seus filhos com o consumo.
7 de fevereiro de 2019
Se você quer economizar dinheiro, precisa cortar AGORA esses 3 tipos de gastos (o segundo é muito comum). Veja quais são e equilibre o orçamento!