Viagem ao exterior: comprar moeda estrangeira ficou mais caro

3 de maio de 2016 - Por

comprar-dolar-mais-caro

quem ama, compartilha!

Se você está planejando uma viagem ao exterior, fique atenta, pois ela ficará mais cara. Isso porque a Receita Federal anunciou nesta segunda-feira o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na compra de moeda estrangeira em espécie. A medida já vale a partir desta terça-feira, e o imposto passa de 0,38% para 1,1%.

Vale lembrar que para as compras com cartão de crédito, pré-pago, débito e cheques de viagem continuam com alíquota de 6,38%. No entanto, isso não quer dizer que você precisa desistir de sua viagem – basta se planejar melhor e pensar em alternativas.

Vale a orientação de pesquisar as taxas de câmbio de casas estrangeiras. Antes da mudança, elas eram pouco buscadas por praticarem taxas pouco vantajosas. No entanto, com o aumento do IOF, pode compensar sair do País com reais e fazer a troca em casas do país de destino, tendo em vista que não há impedimento legal para isso e você não pagará imposto desta forma. Não há garantia de que a alternativa seja mais barata, mas vale a pesquisa.

aumento_IOF

A desvantagem de andar com dinheiro em espécie é a falta de segurança. O cartão de débito, de crédito ou pré-pago oferecem uma segurança maior, pois permitem bloqueio em caso de extravio, roubo ou furto, e os cheques de viagem, em geral, possuem seguro. Então, quando você planejar a compra de moedas para sua viagem ao exterior, leve tudo isso em consideração, tantos os gastos como a segurança.

A alta do IOF surge em um momento em que os brasileiros já estão gastando menos no exterior. De acordo com dados do Banco Central, houve queda de 43,2% nos gastos no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período de 2015. Em números absolutos, a queda foi de US$ 5,23 bilhões para US$ 2,97 bilhões.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

youtube-carol-sandler-reage-a-tag-suposicoes-sobre-mim

23 de agosto de 2019

Depois do vídeo 50 fatos sobre Carol Sandler, as seguidoras do Finanças Femininas enviaram pelo Instagram as suposições sobre a Carol. As leitoras querem saber: será que ela faz supermercado no atacadão para não jogar dinheiro fora? Era da turma da frente na escola? Ela fez faculdade de administração ou economia? É super organizada e […]

mulheres-na-musica-iniciativas-apoiam-a-producao-artistica-feminina

22 de agosto de 2019

A produção artística das mulheres vem furando a bolha do machismo e conquistando espaço no mercado musical, que ainda é dominado por homens. O projeto”Por elas que fazem a música”, da União Brasileira de Compositores (UBC), aponta que apenas nove mulheres figuraram a lista dos 100 maiores arrecadadores de direitos autorais da música brasileira em […]

produtos-importados-dicas-para-fazer-compras-online

14 de agosto de 2019

A grande variedade de produtos e os preços baixos incentivam as compras em sites chineses e norte-americanos. No ano passado, 23,1 milhões de brasileiros fizeram compras internacionais, segundo a pesquisa da Ebit, especializada em avaliar a reputação das lojas online. O chinês AliExpress é o favorito entre 51% dos consumidores brasileiros, seguido dos norte-americanos Wish […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas