Vício em cartão de crédito pode arruinar sua vida financeira

8 de novembro de 2019 - Por

vício-em-cartão-de-crédito-pode-arruinar-sua-vida-financeira

quem ama, compartilha!

O cartão de crédito pode ser um grande vilão na sua vida financeira, especialmente, quando é emprestado de um familiar ou amiga. A facilidade de gastar dinheiro de plástico com compras parceladas, muitas vezes, desnecessárias contribui para que no final do mês você receba uma fatura mais alta que a sua renda. Isso pode virar uma bola de neve quando seu salário não cobre o valor total, você paga a fatura parcelada, fica sem dinheiro para as contas básicas e usa o cartão de crédito novamente.

Essa prática é um vício que muitas pessoas tem, como uma seguidora que escreveu um pedido de ajuda para se livrar dessa situação. A Vitória usa o cartão de crédito do namorado e gasta o salário inteiro no pagamento da fatura do cartão. Ela tem parcelas pequenas de itens supérfluos, como maquiagens e sapatos.

Para ajudar a Vitória e outras leitoras que podem estar com o mesmo problema, temos algumas dicas. Veja como organizar sua vida financeira.

Cartão de crédito emprestado é cilada

Pegar o cartão de crédito emprestado para pagar compras é um hábito comum entre 74% dos brasileiros, segundo um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

O empréstimo do cartão de crédito pode prejudicar o nome da pessoa que emprestou, se por algum motivo você não conseguir pagar o valor que usou. Seu familiar ou amigo podem ficar endividados e a relação entre vocês ficar ruim. Se precisar de grana, peça o dinheiro emprestado e não o cartão de crédito.

Compras compulsivas

A Vitória utiliza o cartão de crédito para comprar bolsa, sapatos e maquiagens. Toda mulher adora comprar esses itens e tudo bem, mas é necessário ter cuidado. Você não pode ceder aos impulsos e deixar que a compra desses itens supérfluos dominem a sua vida financeira. O transtorno de compras compulsivas é uma doença chamada oniomania, que é quando a pessoa gasta tudo que tem em compras.

Compras no cartão de crédito são menos doloridas, porque não tem a necessidade de abrir a carteira e ver o dinheiro indo embora. Você gasta dinheiro sem perceber. Seja cautelosa.

Compras parceladas

O parcelamento das compras é uma das grandes armadilhas para quem utiliza o cartão de crédito. As parcelas pequenas podem iludir a consumidora, mas é importante pensar que é um compromisso financeiro que você deve pagar o valor total no mês seguinte e com juros, afinal não existe compra parcelada sem juros. Várias parcelas pequenas acumulam um valor grande e você já começa o mês no vermelho se perder o controle dos valores.

Quer saber como se livrar do vício em cartão de crédito? A Carol Sandler te conta tudo no vídeo a seguir. Assista até o fim!

 

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Carol Nogueira
Carol Nogueira
Repórter do Finanças Femininas, fã de David Bowie e John Coltrane. Passa o tempo livre pesquisando textos da Sylvia Plath e assistindo séries na Netflix.

Leia em seguida

cadastro-positivo-verdades-e-mentiras-sobre-o-banco-de-dados

11 de novembro de 2019

Consumidor receberá notificação sobre a inclusão de suas informações no Cadastro Positivo. É possível sair do banco de dados. Leia mais.

7-otimos-motivos-para-nao-emprestar-o-cartao-de-credito

25 de outubro de 2019

Emprestar o cartão de crédito pode deixá-la com o nome sujo e na malha fina da Receita Federal. Além de abalar as amizades. Saiba como fugir dessa cilada!

video-dívida-com-agiota

2 de agosto de 2019

Pegar dinheiro emprestado com agiota é uma cilada das grandes, mas é possível sair da dívida sem perder mais dinheiro. Carol Sandler conta como!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas