Violência e assédio sexual aumentam risco de hipertensão e depressão, diz estudo

30 de outubro de 2018 - Por

Violência-sexual-assédio-sexual-saude-mental-01

quem ama, compartilha!

Qualquer tipo de violência ou assédio sexual deixa marcas nas vítimas para sempre. Agora, a ciência descobriu que não apenas a saúde mental é afetada: a física também. Mulheres vítimas de assédio ou violência sexual possuem sério risco de problemas de saúde de longo prazo, de acordo com pesquisa publicada no periódico científico JAMA Internal Medicine.

Essas vítimas são duas vezes mais predispostas a desenvolver pressão arterial elevada e hipertensão, assim como possuem alto risco de ter índices elevados de triglicérides – e estes dois males são associados a doenças cardíacas.

As pesquisadoras também descobriram que essas mulheres são de duas a três vezes mais propensas a sofrer de depressão, ansiedade, dificuldades em dormir e insônia clinicamente diagnosticada.

Violência sexual: saúde mental e física padecem

Para chegar a essas conclusões, as pesquisadoras Rebecca C. Thurston, Yuefang Chang e Karen A. Matthews analisaram 304 mulheres entre 40 e 60 anos. Dessas, 19% relataram histórico de assédio sexual no ambiente de trabalho, 22% afirmaram terem sofrido algum tipo de violência sexual e 10% reportaram ambos.

As participantes não eram fumantes, tampouco possuíam doenças cardiovasculares. Elas passaram por uma bateria de exames, tiveram seu histórico médico analisado e responderam um questionário que abordava tanto a questão do assédio sexual no trabalho e violência sexual quanto de seu sono e sintomas de depressão e ansiedade.

Violência-sexual-assédio-sexual-saude-mental-02

“Essas experiências de assédio e a sensação de terem sido desrespeitadas acumula ao longo do tempo. O cérebro guarda isso como memórias cristalizadas que não nos abandonam. Essas memórias possuem um impacto real”, explicou Thurston em entrevista ao site EverydayHealth.

De acordo com a pesquisa, “assédio sexual está associado a uma predisposição significativa a desenvolver hipertensão nos estágios 1 e 2 entre mulheres que não tomam remédios anti-hipertensivos”, assim como “dificuldades em dormir e insônia clínica.”

Consta, ainda, que “mulheres com histórico de violência sexual possuem mais sintomas depressivos, ansiedade clinicamente relevante e baixa qualidade de sono, quando comparadas a mulheres sem histórico de violência sexual.”

A psicóloga clínica Eve Davison, do Boston Veterans Administration Healthcare System e diretora da equipe de recuperação de traumas em mulheres, afirmou ao EverydayHealth que estressores como problemas de saúde, a morte de um ente querido ou o peso de ser um cuidador (de alguém doente ou idosos) podem ativar memórias traumáticas em vítimas de violência e assédio sexual.

“Eu ouço constantemente reclamações físicas de mulheres mais velhas que estão reacessando seus traumas e agora estão lidando com problemas que vão de hipertensão a insônia”, disse ela, que não está envolvida na pesquisa.

Com essas descobertas, as pesquisadoras concluíram que “violência sexual e assédio sexual possuem, sim, implicações à saúde da mulher.” Combatê-las também é uma questão de saúde pública.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

quanto-custa-o-exame-genetico-para-detectar-risco-de-cancer-de-mama

1 de outubro de 2019

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Saiba quanto custa o teste genético que detecta o risco de desenvolver a doença.

metoo-assedio-sexual-01

30 de outubro de 2018

Um exemplo é a atriz Robin Wright, que passou a ser a protagonista de House of Cards depois de Kevin Spacey ser afastado. Veja outros casos!

eleicoes-2018-candidatos-presidencia-propostas-saude-01

13 de setembro de 2018

Reunimos as principais propostas de melhorias na Saúde do Brasil dos candidatos à Presidência. Saiba o que pensa os nove primeiros colocados nas pesquisas eleitorais.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas