Você conhece todas as tarifas que paga com cartão de crédito?

27 de agosto de 2015 - Por

tarifas-cartao-de-credito

quem ama, compartilha!

Na hora de usar o cartão de crédito, você facilmente acredita nas propagandas do banco, porque tudo parece realmente muito simples e prático. O preço dessas comodidades, no entanto, aparece em valores cobrados na fatura que muitas vezes você não faz nem ideia do que se trata.

Então, antes de agir por impulso e concordar com determinados serviços oferecidos no cartão de crédito, é melhor conferir em quais deles você será tarifada. Listamos uma série de serviços que possuem tarifa, de acordo com as informações da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Pagamento de contas

Em vez de pagar suas despesas na boca do caixa ou cadastra-las em débito automático, você tem também a opção de pagar com o cartão de crédito, mas essa alternativa não é gratuita. O pagamento de contas de água, luz, gás, telefone, etc é tarifado pela operadora do cartão.

Pedido urgente para aumentar o limite de crédito

Vai parcelar uma compra com valor alto (como a aquisição de um eletrodoméstico ou pacote de viagem) e percebeu que não tem limite? A decisão da maioria é entrar em contato com o banco pedindo o aumento do limite. Pois saiba que a solicitação é tarifada. As instituições cobram para fazer a avaliação de risco e a viabilidade de aumentar o crédito em caráter de emergência.

tarifas-cartao-credito

Saque no cartão de crédito

De todas as ciladas que você pode se envolver com o uso do cartão de crédito, essa está entre as principais. O custo para sacar dinheiro do seu limite do cartão de crédito é muito alto. Além de uma tarifa elevada (que varia de acordo com a instituição), você também paga juros, já que o saque é considerado um empréstimo. São os mesmos juros aplicados no rotativo, que é aquele do parcelamento mínimo da fatura. Como você só pode pagar pelo saque no fechamento da sua fatura, até lá a operação vai acumulando juros.

Anuidade

Tarifa cobrada por todos cartões pelos serviços oferecidos, é como se fosse uma assinatura. Os valores de anuidade também podem variar bastante de acordo com a instituição e o perfil da cliente, vale a pena pesquisar. Vale ressaltar que essa tarifa só pode ser cobrada uma vez ao ano.

Emissão de 2a via do cartão

A tarifa é cobrada para a confecção de um novo cartão de crédito. Assim como a anuidade, o valor só pode ser cobrado uma vez ao ano.

Se você ficou curiosa para saber quais os valores cobrados pela operadora dos seus cartões de crédito, confira a lista das tarifas por instituição. A Abecs também possui uma ferramenta para que você compare tarifas entre diferentes operadoras.

Fotos: Shutterstock

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

pagamento-de-dividas-como-fugir-das-ciladas-dos-bancos-nessa-crise

31 de março de 2020

A possibilidade de prorrogar o pagamento de dívidas durante a crise deixou muitos clientes entusiasmados, mas na prática existem alguns empecilhos e informações desencontradas que dificultam a negociação. Saiba mais.

6-motivos-para-evitar-compras-parceladas-no-cartão

4 de fevereiro de 2020

Compras parceladas podem parecer vantajosas, mas significam um enorme perigo para o seu bolso. Saiba por que é melhor pagar à vista.

cheque-especial-saiba-como-cancelar-o-seu-limite

19 de dezembro de 2019

A cobrança de tarifa de quem não usa o cheque especial está dando o que falar. Veja como cancelar o seu limite de crédito e organizar as finanças pessoais.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas