27 de agosto de 2015 - Por Financas Femininas
Na hora de usar o cartão de crédito, você facilmente acredita nas propagandas do banco, porque tudo parece realmente muito simples e prático. O preço dessas comodidades, no entanto, aparece em valores cobrados na fatura que muitas vezes você não faz nem ideia do que se trata.
Então, antes de agir por impulso e concordar com determinados serviços oferecidos no cartão de crédito, é melhor conferir em quais deles você será tarifada. Listamos uma série de serviços que possuem tarifa, de acordo com as informações da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Pagamento de contas
Em vez de pagar suas despesas na boca do caixa ou cadastra-las em débito automático, você tem também a opção de pagar com o cartão de crédito, mas essa alternativa não é gratuita. O pagamento de contas de água, luz, gás, telefone, etc é tarifado pela operadora do cartão.
Pedido urgente para aumentar o limite de crédito
Vai parcelar uma compra com valor alto (como a aquisição de um eletrodoméstico ou pacote de viagem) e percebeu que não tem limite? A decisão da maioria é entrar em contato com o banco pedindo o aumento do limite. Pois saiba que a solicitação é tarifada. As instituições cobram para fazer a avaliação de risco e a viabilidade de aumentar o crédito em caráter de emergência.
Saque no cartão de crédito
De todas as ciladas que você pode se envolver com o uso do cartão de crédito, essa está entre as principais. O custo para sacar dinheiro do seu limite do cartão de crédito é muito alto. Além de uma tarifa elevada (que varia de acordo com a instituição), você também paga juros, já que o saque é considerado um empréstimo. São os mesmos juros aplicados no rotativo, que é aquele do parcelamento mínimo da fatura. Como você só pode pagar pelo saque no fechamento da sua fatura, até lá a operação vai acumulando juros.
Anuidade
Tarifa cobrada por todos cartões pelos serviços oferecidos, é como se fosse uma assinatura. Os valores de anuidade também podem variar bastante de acordo com a instituição e o perfil da cliente, vale a pena pesquisar. Vale ressaltar que essa tarifa só pode ser cobrada uma vez ao ano.
Emissão de 2a via do cartão
A tarifa é cobrada para a confecção de um novo cartão de crédito. Assim como a anuidade, o valor só pode ser cobrado uma vez ao ano.
Se você ficou curiosa para saber quais os valores cobrados pela operadora dos seus cartões de crédito, confira a lista das tarifas por instituição. A Abecs também possui uma ferramenta para que você compare tarifas entre diferentes operadoras.
Fotos: Shutterstock
29 de janeiro de 2019
Só de ouvir o nome SCPC e Serasa já sente um frio na barriga? Calma! Veja como limpar o nome sujo, renegociar as dívidas e ter mais opções de crédito.
28 de janeiro de 2019
Se você quer saber como sair das dívidas, PRECISA entender qual é o tamanho do buraco. Veja como aqui e limpe seu nome de uma vez por todas!
21 de janeiro de 2019
Para pagar dívida, o primeiro passo é listar tudo que você está devendo. Quer saber quais são os outros passos? Veja as dicas para quitar suas dívidas aqui!