Você é infiel financeiramente?

22 de maio de 2019 - Por

infidelidade-financeira-orcamento-familiar-01

quem ama, compartilha!

É saudável ter algum segredo que não compartilha com ninguém, mas preste atenção, porque alguns segredos podem atrapalhar (e muito!) a sua vida – até mesmo seu orçamento familiar. O saldo do banco é um mistério e só você sabe o valor? Ou você esconde do seu parceiro (ou parceira) toda vez que compra uma peça nova? Tomou algum empréstimo sem falar com a sua cara metade?

Pequenas mentirinhas podem acabar com todo o seu planejamento financeiro e minar a confiança do seu amor. Chamamos isso de infidelidade financeira.

Conversar sobre o orçamento familiar (e pessoal) é preciso!

Por mais batido que isso seja – a conversa é o que acaba com os problemas. No momento que vocês conversarem sem brigas sobre dinheiro, o relacionamento andará pra frente. Pode ter certeza disso! Dinheiro, investimentos e reservas devem ser assuntos normais para vocês. Fale do mesmo jeito que fala sobre o programa de televisão ou a festa na casa da amiga – na hora de sugerir uma viagem, por exemplo, o assunto virá à tona sem tabu e vocês poderão discutir tudo o que for necessário sem drama, por exemplo. Isso que é maturidade e intimidade financeira!

Uma boa forma de começar é comentando sobre alguma matéria aqui do Finanças Femininas. Para aliviar a situação, faça um jantar especial ou abra um vinho gostoso. Facilite as coisas, seja flexível – e sobretudo, transparente.

infidelidade-financeira-orcamento-familiar-02

Dividindo as despesas dentro do orçamento de cada um

Independente se você trabalha fora ou se ganha mais do que ele, ambos precisam saber quanto têm de dinheiro. Todo mês precisam sentar e dividir os gastos. Uma parcela vai para pagar todas as contas básicas e variáveis, outra vai para a poupança da família e a última vai para o lazer. Nesta última quantia, é importante que separem um valor para cada um de vocês. Ele deve ser gasto como vocês bem entenderem – deixem isso acordado, para não dar stress depois. Mesmo assim, mantenha o controle e não faça dívidas.

Confiança é a principal arma contra a infidelidade financeira

Aos poucos vocês vão construir confiança mútua. Lembre-se que a cumplicidade e sinceridade são a base de qualquer relacionamento. Por que não ser sincera? Pode estar certa de que seu relacionamento e suas finanças vão melhorar. Quando você esconde uma compra ou uma poupança, mina a relação. Na hora que for descoberta, será uma decepção e tanto. Fora que isso o motivará a fazer a mesma coisa com você. Com toda certeza você não quer passar por isso, não é mesmo?

Transparência e honestidade são os fundamentos para um relacionamento duradouro. Então, perca o medo, assuma suas escolhas e mantenha o controle. Sua vida será outra.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

juntar-dinheiro-metade-do-salario-universitaria-01

23 de maio de 2019

Essa leitora do Finanças Femininas organizou tão bem seu orçamento que já conseguiu comprar sua moto à vista. Ela ensina o passo a passo, confira!

orcamento-familiar-01

15 de maio de 2019

Todos os membros da família precisam cuidar do orçamento familiar – e o primeiro passo é rever e controlar os gastos. Confirma mais dicas práticas!

ficar-rica-habitos-que-deixam-pobre

11 de abril de 2019

O primeiro passo para enriquecer é não gastar tudo o que ganha. Carol Sandler conta quais são os outros hábitos que te deixam mais pobre!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas