Você é tão ocupada quanto pensa?

28 de julho de 2018 - Por

ocupada-gestao-de-tempo-produtividade-dicas

quem ama, compartilha!

É muito comum reclamarmos e vermos nossas amigas reclamando de falta de tempo. Vivemos ocupadas em meio a tantas tarefas para dar conta e, quando percebemos, a produtividade está lá embaixo, estamos cansadas e mal sobram alguns minutos para pensarmos em nós mesmas. Recebemos o relato de uma leitora, a Rosana, que ilustra bem essa situação:

“Tenho muitas coisas para fazer no trabalho e em casa que nem acaba me sobrando tempo para fazer exercícios físicos. Não quero mais essa vida pra mim. Me ajudem a organizar meu tempo e fazer tudo render de uma forma diferente?”

O que você nos perguntou é muito frequente entre as nossas leitoras. Você já deve ter ouvido na famosa dupla jornada. Depois do trabalho na empresa, ainda temos que chegar em casa e cuidar da famílias, dos afazeres domésticos, de nós mesmas e ainda tem que sobrar um tempo para as dificuldades que surgem no caminho. São tantas coisas que parece que os nossos dias não rendem e são cada vez mais cheios.

Enquanto continuarmos fazendo tudo neste ritmo, vai ser difícil de organizar as coisas. Por isso, existem alguns especialistas em gestão de tempo que afirmam que “não existe falta de tempo” – é tudo uma questão de se organizar. Pense se você sabe mesmo lidar com a sua rotina e como desenvolve todos os seus afazeres. Veja as dicas que reunimos para quem vive ocupada e quer saber como ser mais produtiva, sem tanto estresse:

1. Faça uma lista

Pare ao menos 20 minutos do seu dia e liste todas as tarefas que faz diariamente. Ao lado delas, coloque quanto tempo gasta para desenvolve-la. Por exemplo: fazer uma planilha nova (2 horas), responder todos os e-mail da minha caixa de entrada (30 minutos), buscar o filho na escola (45 minutos), secar o cabelo (1 hora), e por aí vai.

Você pode se surpreender, porque em algumas coisas você não vai saber quanto tempo gasta. É aí que está o problema! Se isso acontece, é porque você está distraída. Busque mudar e cronometre quanto gasta para cada atividade do seu dia. Um bom aliado para você é o Toggl, um site que mede o tempo que faz as coisas. É só dar o start e descobrir.

2. Organize as tarefas

“Pera, vou checar minha agenda”

Com tudo isso em mãos, vai ser fácil organizar seus afazeres. Essa é a parte que você vai usar mais a cabeça e encaixar tudo como peças de um quebra-cabeça. Lembre que o dia tem 24 horas, mas você também precisa precisa dormir e relaxar. Acrescente exatamente tudo à sua lista. Aos poucos as coisas vão fazer mais sentido para você.

Possivelmente, você vai achar um tempinho livre para si mesma. Aproveite para usar este momento com o que há de mais gostoso na vida: relaxar! Reserve este tempo para ir à academia, fazer ioga, massagem ou outra atividade que ama. Vai servir como uma injeção de ânimo!

3. Delegue funções

Tenha certeza de que você é uma só. Uma pessoa, como qualquer outra, tem certas limitações. Aceite isso e vença as dificuldades no dia a dia. Sabe aquela tarefa que faz, mas que ultimamente está perdendo o fio da meada por tantas atividades e não consegue desenvolver? Então, passe para outra pessoa fazer.

Ficar apegada com atividades que ocupam seu tempo sem necessidade só vão atrapalhar o seu rendimento. Liberte-se desse mal e aceite receber ajuda. Por exemplo, odeia lavar louça e acaba perdendo 40 minutos nessa função todo dia? Então delegue essa função ao marido ou filhos e ganhe uns minutos para você. Aos poucos, as pessoas que estão ao seu redor terão mais força de vontade e você ficará em paz.

4. Mantenha a disciplina

O esforço para fazer seu dia, semana, mês e ano renderem devem fazer valer a pena. Por mais difícil que seja, você tem que fazer o possível para fazer com que as atividades da sua rotina aconteçam. E isso deve valer até para as coisas que julgar banais, como o horário de acordar e o tempo de almoço

No dia a dia você vai descobrir quem é o vilão da sua rotina. Lute contra ele e ao seu favor! Programe suas atividades com uma semana de antecedência. Use como seu aliado uma agenda.

5. Ganhe recompensa

Este é um trabalho duro. Então nada mais justo do que você se dar presente sempre que conseguir fazer as coisas caminharem como o planejado. Vale um cafezinho gostoso e até uma soneca mais longa nos fins de semana. Só assim para resistir a pressão do dia a dia.

Fotos: Fotolia e Tenor

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

produtividade-gestao-de-tempo-carol-sandler

26 de fevereiro de 2019

Aproveitar pequenas brechas e planejar seu dia são pequenas atitudes que você pode tomar em prol da produtividade. Carol Sandler ensina outros truques fáceis aqui!

aumentar-produtividade(1)

26 de setembro de 2018

Sabe aqueles dias que a hora não passa e você está com parte do tempo ocioso? Esse é um ótimo período para colocar algumas dicas em prática e aumentar a sua produtividade no dia a dia. Confira!

qualidade-de-vida-trabalho-integral-depois-dos-40 01

1 de agosto de 2018

Segundo pesquisadora, reorganizar a carreira para lidar com as outras demandas da vida ajudaria a ter mais qualidade de vida, produtividade e longevidade. Entenda!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas