Você sabe a diferença entre orçamento e planejamento financeiro?

29 de maio de 2020 - Por

voce-sabe-a-diferenca-entre-orcamento-e-planejamento-financeiro

quem ama, compartilha!

Diferenciar o orçamento doméstico e o planejamento financeiro é algo essencial para saber cuidar do seu dinheiro e fazer o controle de gastos. Por mais que os dois itens se completem, existem algumas diferenças que você deve conhecer e saber como lidar. Veja só!

O que é orçamento doméstico?

O orçamento é a mesma coisa que orçar um serviço. Ou seja é a estimativa da entrada e saída do seu dinheiro no mês. Nessa etapa da organização financeira, você coloca na ponta do lápis o valor do aluguel, contas de luz, água, plano de saúde, entre outros gastos.

O mais difícil nesta hora é calcular valores que são variáveis. Entram nessa divisão despesas com supermercado e conta de telefone, por exemplo. A diferença de valor entre um mês e outro pode te assustar, mas se você conseguir acompanhar a evolução ao longo do tempo, chegará a um gasto médio estimado.

voce-sabe-a-diferenca-entre-orcamento-e-planejamento-financeiro

Mesmo com algumas contas “instáveis”, temos que ter um planejamento financeiro para fazer o controle de gastos. E para fazer da maneira certa, é necessário ter o orçamento mensal nas mãos. Para isso, você precisa saber quanto gasta mensalmente com cada um dos itens: do supermercado a contas no geral até o cabeleireiro, presentes, gastos extras, delivery e o cafezinho.

Neste vídeo eu explico mais:

Após montar o seu orçamento doméstico, sabe exatamente quanto gasta. O que fazer então com isso?

Hora de montar o planejamento financeiro

É no planejamento que vem a parte mais gostosa de fazer um orçamento mensal: sonhar. Aqui precisam estar seus objetivos para serem realizados no curto, médio e longo prazo.

É na hora de fazer o seu planejamento financeiro que você consegue projetar as suas despesas para frente e incluir os seus sonhos, como gastos com viagens, lazer, compras e afins. Afinal, quem disse que para ter organização financeira precisa parar de comprar? Gastos são permitidos, desde que sejam feitos de forma consciente e que aumentem a sua qualidade de vida – e não virem um tormento depois, na hora da fatura.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

1_como-organizar-as-financas-apos-a-reducao-da-renda

25 de junho de 2020

Não se cobre tanto, mas procure organizar as finanças para que você consiga ter um pouco de controle da sua vida financeira. Veja como fazer.

cartao-de-credito-como-ter-controle-de-gastos-e-nao-estourar-o-orcamento

22 de maio de 2020

A praticidade do cartão de crédito pode ser uma vantagem na hora das compras, mas é necessário ter controle para não prejudicar o orçamento. Saiba mais.

como-usar-o-seu-13o-salario-com-sabedoria-neste-final-de-ano

25 de novembro de 2019

Uma das grandes alegrias do final de ano é o 13º salário. O dinheiro extra é um respiro no orçamento e pode ser utilizado para pagar dívidas. Confira as dicas!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas