Você sabe a diferença entre orçamento e planejamento financeiro?

28 de janeiro de 2019 - Por

orcamento-ou-planejamento-financeiro-01

quem ama, compartilha!

Cuidar do seu dinheiro e fazer o controle de gastos requer alguns cuidados básicos, como saber qual a diferença entre fazer um orçamento doméstico e um planejamento financeiro. Por mais que as duas coisas se completem, tem algumas diferenças que você deve conhecer e saber como lidar. Veja só!

O que é orçamento?

Orçamento financeiro é a mesma coisa que orçar um serviço. Ou seja é uma estimativa da entrada e saída do seu dinheiro num mês. Essa parte é quando coloca na ponta do lápis o valor do aluguel, da luz, água e gás.

O mais difícil nesta hora é calcular valores que são variáveis. Entram nessa divisão gastos com supermercado e conta de telefone, por exemplo. A diferença de valor entre um mês e outro pode te assustar, mas se você consegue acompanhar a evolução ao longo do tempo, consegue chegar a um gasto médio estimado.

orcamento-ou-planejamento-financeiro-02

Mesmo com algumas contas “instáveis”, temos que ter um planejamento financeiros para controlar o dinheiro direitinho. E para fazer da maneira certa, precisa ter o orçamento mensal nas mãos. Para fazer o seu orçamento, tudo o que você precisa é saber quanto gasta mensalmente com cada um dos itens: vai do supermercado e contas no geral até o cabeleireiro, presentes, gastos extras e o cafezinho.

Neste vídeo eu explico mais:

Ok, você montou o seu orçamento, sabe exatamente quanto gasta. O que fazer então com isso?

Aqui entra o planejamento financeiro

É no planejamento que vem a parte mais gostosa de fazer um orçamento mensal: sonhar. Aqui precisam estar seus objetivos para serem realizados em curto, médio e longo prazo.

É na hora de fazer o seu planejamento que você consegue projetar os seus gastos para frente e incluir nele os seus sonhos, como gastos com viagens, lazer, compras e afins. Afinal, quem disse que para ser organizada financeiramente precisa parar de comprar? Gastos são permitidos, desde que sejam feitos de forma consciente e que aumentem a sua qualidade de vida – e não virem um tormento depois, na hora da fatura.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

ficar-rica-habitos-que-deixam-pobre

11 de abril de 2019

O primeiro passo para enriquecer é não gastar tudo o que ganha. Carol Sandler conta quais são os outros hábitos que te deixam mais pobre!

controle-de-gastos-orcamento-salario-01

25 de março de 2019

Quer parar de gastar mais do que ganha? Comece com um bom controle de gastos e organização do orçamento. Aprenda como aqui!

despesas-fixas-ou-essenciais-orcamento-50-30-20

22 de março de 2019

Confundir despesas fixas e essenciais é a receita para o desastre no orçamento. Será que a manicure é gasto essencial ou fixo? Carol Sandler explica a diferença – entenda e salve seu dinheiro!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas