Você sabe como funciona a sua vida financeira de casada?

22 de dezembro de 2012 - Por

quem ama, compartilha!

Você pode até já ter tido aquela conversa sobre dinheiro com o seu marido que te ensinamos, mas você sabe a estrutura de tudo o que vocês tem, como tudo isso funciona? Por exemplo, você sabe quais são os bens que vocês têm e onde estão as aplicações financeiras do casal? Plano de pensão? Seguros? Se existem dívidas?

Falar de dinheiro é fundamental em um casamento – e não adianta pensar que o seu marido pode cuidar de toda essa organização e que você não precisa acompanhar nada. Isso é uma mentira! Ter uma noção exata de como estão estruturadas as finanças de vocês é algo que pode aproximar o casal, que fica com a mesma sintonia e compartilha tudo.

Além disso, você tem que estar preparada para se algo acontecer. Ninguém gosta de pensar nisso, mas a verdade é que você tem que saber o que fazer caso o seu marido não esteja mais ao seu lado. Se por acaso chegar este momento (nós torcemos para que isso não aconteça!), você não terá (tantas) preocupações sobre finanças além de todo o resto.

Então pare para se perguntar como funciona a sua vida financeira de casada e chame o seu marido para te esclarecer alguns pontos. Não tem porque ter vergonha de não saber – encare isso como uma oportunidade de poder dar uma chance ao seu marido de dividir as preocupações e a estrutura da vida de vocês!

Você precisa saber não só quanto custa para manter essa vida de vocês, mas também de onde vem esse dinheiro. Se vocês têm bens, precisa saber todos eles e ver onde eles estão. O mesmo serve para investimentos do casal: em que banco eles estão e se podem ser resgatados facilmente. Vocês têm planos de pensão? Seguros? E quanto a dívidas? Aproveite a oportunidade para esclarecer todas as suas dívidas!

Não existe nenhuma regra sobre quem deve cuidar das finanças do casal, o marido ou a mulher. Isso depende da dinâmica de cada casal. Em diversos casos, é a mulher quem cuida das finanças do marido. Mas para ter um casamento duradouro (e estar preparada para qualquer eventualidade!), você tem que ser capaz de acompanhar e dividir a sua vida financeira com o seu marido. Cumplicidade e parceria se constroem aos poucos!

E você, sabe como funciona a sua vida financeira com o seu marido? Tem alguma experiência para contar? Compartilhe conosco nos comentários!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

casar-morar-sozinha-orçamento(2)

29 de outubro de 2018

Estar casada significa ter gastos em dobro? Antes de decidir casar, é preciso colocar as contas no papel e buscar formas de equilibrar o orçamento da família. Veja algumas dicas!

casal-triste

25 de abril de 2018

Tudo parece fluir bem, até seu parceiro perder o emprego e tudo sobrar para você. Mas sem pânico, a Carol Sandler te ensina o que fazer nesta hora. Confira!

transparencia-dinheiro-casal

19 de março de 2016

Quando o casal esconde informações sobre dinheiro, as consequências podem afetar os rumos do relacionamento.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas