Você sabe suportar a oscilação do mercado?

9 de junho de 2014 - Por

quem ama, compartilha!

As incertezas quanto ao cenário de renda variável devem estar deixando muitas investidoras com dificuldade para manter a calma. E se você faz parte deste grupo e anda sem saber o que fazer, a primeira coisa é fazer de tudo para afastar o desespero e o desânimo. Afinal, como já dissemos, este tipo de mercado condiz com pessoas de perfil moderado a agressivo, que desde o início já contavam com revezes desta natureza. Em renda variável tudo funciona à base de sobe e desce, portanto, é preciso ter sangue frio para enfrentar os momentos de perdas.

Para aquelas que ainda são novatas em um mercado tão oscilante, suportar as primeiras perdas certamente será mais difícil. Então a nossa dica é tentar bolar uma estratégia para que você esteja mais preparada para lidar com esse sobe e desce.

Cautela no investimento

Se estamos falando em renda variável, o primeiro passo é saber exatamente o que representa para você este dinheiro que será aplicado. Se o dinheiro que você tem em mãos hoje para investir poderia ser necessário repentinamente para cobrir alguma despesas urgente ou se faz parte dos seus planos para uma reforma na casa ou para comprar um carro, o ideal é que ele fique longe da renda variável.

Não lance mão de dinheiro que faz parte do fundo de emergência ou de planos para o curto prazo, porque aqui nós estamos tratando de um investimento para longa data. Investir em ações, por exemplo, e precisar do dinheiro com urgência pode ser um enorme tiro no pé, porque as oscilações dos valores dos papéis que você comprou podem te fazer perder muito dinheiro em um determinado momento. É preciso que você tenha disponibilidade de manter o dinheiro investido, caso queira tentar uma recuperação das perdas. Faça um planejamento para não precisar contar com o que foi investido em curto prazo.

você suporta as oscilações de mercado?

Planejamento para cenário ruim

Antes de tomar a decisão de investir, o ideal é que você crie um cenário hipotético com a pior das situações. Imagine como ficaria seu planejamento financeiro se você perdesse pelo menos metade de tudo que investiu. E a partir deste cenário nebuloso tente imaginar qual a postura adotaria a partir dali.

Nós sabemos que é difícil saber como iremos reagir diante de um quadro negativo, mas é preciso que você busque preparar-se para cenários negativos, é uma forma de testar se você tem realmente sangue frio para lidar com este tipo de investimento. Uma saída muito válida para “testar seus nervos” é usar um simulador durante um tempo, antes de colocar dinheiro de verdade em questão.

Além disso, considerando o cenário volátil que temos este ano em função das incertezas de investidores quanto ao cenário político do país, vale mais do que nunca considerar aquele conselho de manter seus investimentos diversificados. Não concentre todo seu dinheiro em uma só fonte de rendimento, principalmente se seu foco for a renda variável. Esse tipo de postura lhe deixaria muito exposta, portanto, seja cautelosa e diversifique sua carteira.

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

17 de julho de 2019

A rentabilidade é uma dúvida frequente das investidoras, mas agora que você sabe o que é CDB, LCI, LCA, CDI, e também já aprendeu tudo sobre Tesouro Direto e Tesouro Selic, chegou a hora de descobrir como comparar a rentabilidade do seu investimento. O primeiro ponto a entender é que enquanto o Tesouro Selic e […]

15 de julho de 2019

Poupar para o futuro pode ser desafiador. Esta regra pode ajudá-la a saber se está no caminho certo ao planejar a aposentadoria.

11 de julho de 2019

Você decidiu fazer um investimento em renda fixa, mas está confusa com a sopa de letrinhas de CDB, LCI e LCA? Calma! Não fique apavorada, porque é muito fácil e vamos te ensinar tudo que você precisa saber para investir. A renda fixa é uma aplicação segura e o primeiro passo para quem deseja embarcar […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas